Vila-Vivaldi: Concerto para bebês

13 de setembro de 2018 – 2:35

O Núcleo de Música Villa-Lobos apresenta no dia 16 de setembro (domingo) o espetáculo Vila Vivaldi – Concerto para Bebês. A montagem busca proporcionar a bebês, crianças de todas as idades e aos pais momentos mágicos de leveza e alegria, apresentando composições clássicas de Antonio Vivaldi e Heitor Villa-Lobos.

O espetáculo tem a participação de professores do Núcleo Villa-Lobos, com a direção artística da professora da Escola de Música da UFMG, Betânia Parizzi.

Durante o concerto, os bebês são incentivados a participar sem limitações ou cerceamentos. Segundo a professora, a montagem foi inspirada em estudos que comprovam a importância do contato precoce com a música para a formação da criança. “A música é a atividade humana que consegue acionar, simultaneamente, a maior área no nosso cérebro – partes que controlam audição, visão, coordenação motora, emoção, incluindo funções cognitivas básicas como percepção, atenção e memória, o que proporciona maior desenvolvimento do indivíduo”, explica.

Neste concerto interativo, os bebês participam do espetáculo com balbucios, gestos, movimentos, danças, olhares e sorrisos.  O foco da apresentação é estimular as crianças por meio das obras desses compositores. “Os músicos não apenas executam as músicas, mas se transformam na própria música, com a sua linguagem corporal expressiva e com as sonoridades dos instrumentos. Assim, o bebê não só ouve a música, ele também ‘vê’ a música”, ressalta Betânia.
Crianças de todas as idades podem curtir o espetáculo. Os pais são orientados pelos artistas a não interferirem nas reações dos pequenos.
Aprendizado – A musicalização de bebês é uma das atividades oferecidas pelo Núcleo Villa-Lobos. Crianças de qualquer idade podem começar a ter o contato com a música. Até os dois anos de idade, os adultos responsáveis também participam das aulas.

 

“O bebê que é submetido ao trabalho de educação musical sistemático e de excelência terá maiores chances de um pleno desenvolvimento, em relação a uma criança que não teve esta oportunidade”, complementa a professora Betânia Parizzi.

Sobre – O Núcleo Villa-Lobos é uma das mais tradicionais escolas de música de Belo Horizonte, com 47 anos de existência, e possui duas unidades: Santa Efigênia e Vila da Serra. Sua missão é oferecer um trabalho de educação musical diferenciado, centrado na experiência musical, por meio de uma abordagem pedagógica criativa, lúdica e prazerosa.

O Núcleo utiliza metodologia e material didático próprios. Além de ser referência em musicalização para bebês, crianças, adolescentes e adultos, o Núcleo Villa-Lobos oferece aulas de instrumento, bandas de Rock e MPB, cursos de formação de professores em Educação Musical, preparação para o vestibular de música e estágios para universitários.

 

SERVIÇO

Data: 16 de setembro (domingo)

Horários: 1ª apresentação (10h00) – 2ª apresentação (11h30)

Ingressos: R$ 30 (direito a entrada de um bebê até 2 anos). Meia Entrada: R$ 15 (Criança a partir de 3 anos)

Local: Teatro da Assembleia – rua Rodrigues Caldas, 30, bairro Santo Agostinho

*Os ingressos serão vendidos na bilheteria do Teatro e pelo Sympla.

 

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo