Semana das Crianças no Espaço UFMG

9 de outubro de 2018 – 14:15

Quando chega outubro, os pequenos já sabem que a diversão os espera! Neste ano, o Espaço do Conhecimento UFMG preparou uma programação para a Semana das Crianças sobre o Saci, personagem famoso da cultura popular. No Brasil, a data de 31 de outubro celebra a figura do menino de uma perna só que prega peças em quem passa pelo seu caminho. Por isso, o museu realiza atividades especiais sobre o tema de 12 a 21 de outubro.

 

O Espaço também terá sessões diárias no Planetário, contações de histórias e oficinas sobre Astronomia e ciência. Todas as atividades são gratuitas, exceto as projeções no Planetário, que tem ingressos no valor de R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia).

 

Do Saci ao Sacy

A curadoria da programação Procurando Sacy é de Marlette Menezes, artista visual e investigadora do personagem. O Saci, que tem raízes muito mais antigas do que a imagem consolidada por Monteiro Lobato na década de 1920, na verdade remonta à tradição oral dos povos tupis-guaranis, que viviam no Sul do Brasil no século 18. A partir do encontro dessa cultura com as dos europeus que participavam das missões jesuítas, surge o Sacy. Segundo Marlette, o Y vem da língua tupi-guarani e foi trocado pelo I ao longo da história.

 

As atividades começam com a Operação Yaterê, que ocorre nos dias 17, 19 de outubro, às 14h, e no dia 21, às 11h. O percurso tem início no Planetário, onde uma sessão mostra o próprio personagem contando sua história. Em seguida, a criançada segue pelas exposições, nas quais haverá elementos que ajudam a entender a importância dessa figura para a cultura brasileira. Cheiros, sensações, objetos e até brincadeiras, como a amarelinha, instigam os pequenos, que vão representar o Sacy por meio de colagens.

 

Nos dias 16, 18 e 20, sempre às 15h, na atividade Quem conta um conto…, as crianças vão imaginar histórias para o Sacy. O material será escrito e desenhado em um livro, confeccionado pelos pequenos. Já no dia 20, às 17h, o personagem invade o Espaço com casos daqueles que acreditam terem sido vítimas de suas travessuras. Atração do Multiverso de outubro, Foi Coisa de Saci é um espetáculo apresentado pela Cia ContaCausos.

 

Para fechar a programação especial do Saci, no dia 21, às 14h, o Espaço exibe o documentário Somos todos Sacys, de Rudá Andrade e Sylvio Rocha. Uma produção da Rede SescSenac de Televisão e da Confraria Produções, o filme mostra o personagem em suas diversas manifestações, evidenciando como ele ultrapassa o caráter nacional e é constantemente interpretado. A classificação é de 12 anos.

 

A ciência mais perto das crianças

Durante a Semana das Crianças, o Espaço também realiza atividades sobre Astronomia e ciência! Nos dias 12 e 18 de outubro, às 14h, a Gincana Astronômica agita o museu. Os visitantes serão convidados a participar de um jogo com um twister de perguntas sobre planetas, adivinhação de objetos astronômicos, quiz sobre a Lua e caça-palavras sobre os temas abordados nas exposições. Ao final, o público receberá um certificado e sairá com a certeza de que a Astronomia pode ser muito divertida!

 

Também no dia 12, às 15h, a oficina Experimentando! Química e a experiência de Miller conta histórias de químicos importantes para o desenvolvimento da ciência. A atividade dá foco especial ao experimento de Stanley Miller e Harold Urey que revelou informações sobre o surgimento da vida na Terra.

 

Já nos dias 13 e 16, às 14h, é hora de encarnar objetos celestes no Teatro dos Planetas! Com o próprio corpo, os visitantes encenam Júpiter, Saturno e outros planetas vistos da Terra. Na brincadeira, o público aprende sobre os movimentos e as posições dos integrantes do Sistema Solar.

 

E no dia 14, no mesmo horário, a criançada vai usar a imaginação para criar as próprias constelações! Todo mundo sabe que, longe das luzes da cidade, grupos de estrelas podem ativar nossa mente, que enxerga animais, seres humanos e personagens da cultura. Na oficina Coleção de Estrelas, os pequenos vão usar mapas estelares para formar novas constelações e pensar em histórias sobre elas.

 

Contação de histórias anima tarde no museu

As mulheres foram – e seguem – muito importantes na trajetória humana. Mas, elas ainda permanecem invisíveis na história oficial, que privilegia os feitos masculinos. No dia 14, às 15h, o Espaço mostrará às crianças casos inspiradores na atividade Mulheres Incríveis. A contação de histórias aborda feitos de mulheres que ainda não têm o reconhecimento social que merecem, como a física brasileira Sônia Guimarães, a jogadora de futebol Marta e a artista Frida Kahlo.

 

Um passeio pelas coleções

Na exposição Colecionar o Mundo: objetos + ciências + cultura, os pequenos vão descobrir curiosidades sobre acervos da UFMG. Na Oficina de Gravura, as crianças vão entender em que consiste essa técnica de arte e ver exemplos de obras que estão na mostra, como peças de Yara Tupinambá e Portinari. Em seguida, os participantes vão produzir suas próprias gravuras. A atividade ocorre no dia 13 de outubro, às 15h.

 

No mesmo dia, às 18h30, os visitantes serão apresentados aos animais que vivem no Quadrilátero Ferrífero na atividade A vista que sonhamos, que propõe uma reflexão sobre os impactos da mineração na região. Os participantes terão que pensar em uma vista para essa área geográfica, em que fauna e flora consigam se manter saudáveis.

 

Semana das Crianças

As atividades são gratuitas, mas têm limite de público. Os interessados devem retirar uma senha, na recepção do Espaço, pelo menos 30 minutos antes do início da oficina.

 

 

Serviço:

 

Semana das Crianças

Quando: 12 a 21 de outubro

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

Entrada: gratuita

 

 

Gincana Astronômica

Quando: 12 e 18 de outubro, às 14h

Classificação:  a partir de 05 anos

 

Experimentando! Química e a experiência de Miller

Quando: 12 de outubro, às 15h

Classificação: livre

 

Teatro dos Planetas

Quando: 13 e 16 de outubro, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

 

Oficina de gravura

Quando: 13 de outubro, às 15h

Classificação: a partir de 06 anos

 

A vista que sonhamos  

Quando: 13 de outubro, às 18h30

Classificação: a partir de 07 anos

 

Coleção de Estrelas

Quando: 14 de outubro, às 14h

Classificação: a partir de 06 anos

 

Mulheres Incríveis 

Quando: 14 de outubro, às 15h

Classificação: livre

 

Operação Yaterê

Quando: 17, 19 de outubro, às 14h, e 21 de outubro, às 11h

Classificação: livre

 

Quem conta um conto …

Quando: 16, 18 e 20 de outubro,  às 15h

Classificação: a partir de 06 anos

 

Somos todos Sacys

Quando: 21 de outubro, às 14h

Classificação: a partir de 12 anos

Tag: , ,

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

1 Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo