Oficinas Criativas na FINIT

2 de novembro de 2017 – 1:48

Com o avanço da tecnologia, o movimento “Do It Yourself” (DIY), ou “faça você mesmo”, vem ganhando força e adeptos em todo o mundo. Afinal, com apenas um clique, é possível aprender a fazer improváveis engenhocas ou realizar reparos, com instruções disponibilizadas em tutoriais de vídeo, textos ou fotos. Surge assim uma geração de makers, curiosos fazedores que criam coisas por hobby ou profissionalmente e compartilham interesses em comunidades, virtuais ou não, atuando de modo colaborativo e procurando locais para a troca de conhecimento. De 31 de outubro a 04 de novembro, Belo Horizonte será a capital dos makers com a realização da FINIT, que vai contar com uma programação dedicada à prática de DIY. As atividades acontecem dentro da Arena Criativa, espaço resultado da parceria entre o P7 Criativo e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), no Expominas. A entrada é gratuita e com atrações para todas as idades.

Com oficinas de DIY nas mais diversas áreas, indo desde a robótica até a criação de jogos 2D, a programação da Arena Criativa conta com opções dedicadas a crianças e adultos com diferentes interesses. Para despertar e consolidar a curiosidade dos mais jovens, serão oferecidas atividades desenvolvidas especialmente para o público infantil. Dentre elas: Robótica para crianças, Construção de Brinquedos antigos e Montagem para crianças, ofertadas pela SEMPRA, pelo Lab Truck Senai/MG e pelo ÂnimaLab, respectivamente. Os pequenos makers também estarão do outro lado, ministrando um workshop sobre o funcionamento de um robô autônomo. A coordenação é de alunos de 6 a 12 anos da robótica DHEL e o objetivo é criar e programar um robô capaz de lançar aviõezinhos de papel.

Já os interessados na criação e funcionamento de aplicativos não podem perder a oficina da Microfarad dedicada ao desenvolvimento de aplicativo Android para Interface com Arduino. Para os makers educadores, a atividade imperdível é a Oficina de Robótica para Professores da FUNDETEC. O Fab Lab Newton comanda a construção de engenhocas educacionais enquanto a Sol Maker desenvolve um Abajur de LED. Oficinas de criação de jogos, circuito de solda e 3D para iniciantes completam os destaques da programação.

Belo Horizonte Mini Maker Faire

Grande destaque da Arena Criativa, a Belo Horizonte Mini Maker Faire é uma versão compacta da maior feira de invenções do mundo. O evento acontece no dia 02 de novembro e conta com a exibição de invenções de todo o tipo e atividades da Economia Criativa nas mais diversas áreas, como tecnologia, impressão 3D, ciências, artesanato, engenharia, design, música, robótica, artes e cultura. O evento não tem limitações etárias e os participantes farão a exposição de trabalhos e compartilhamento do que foi aprendido. Entre as atrações estão oficinas de arduino, eletrônica básica, papercraft e LEGO. Laboratórios de programação, exposição de impressoras 3D, máquinas de corte, robôs e humanoides ajudam a compor o espaço.

Os interessados em participar da programação da Arena Criativa devem se inscrever pelo link http://finitmg.com.br/inscreva-se/inscricao-arena-criativa/. Programação completa e mais informações no site http://finitmg.com.br/.

 

 

Serviço

 

Arena Criativa na FINIT (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia)

De 31 de outubro a 04 de novembro

Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 – Gameleira, Belo Horizonte)

Programação completa: http://finitmg.com.br/

Inscrições gratuitas: http://finitmg.com.br/inscreva-se/inscricao-arena-criativa/

Tag: , ,

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo