Oficina gratuita ensina a ver as horas pelo Relógio do Sol

1 de agosto de 2018 – 4:15

Este fim de semana o Espaço do Conhecimento UFMG traz uma programação inspirada nos antigos Babilônios. A oficina Relógio de Sol e Cosmognia Babilônica:

Hoje, cada um de nós carrega um dispositivo que mostra as horas com apenas um clique. Mas, muito antes disso, era a partir da sombra projetada pelo Sol que as pessoas se orientavam ao longo do dia. Neste sábado, 04 de agosto, às 14h, os visitantes vão aprender a usar um Relógio de Sol no Terraço Astronômico do Espaço do Conhecimento UFMG.

Identificar a hora solar é simples: na atividade, os participantes vão aprender a ver as horas a partir dos pontos cardeais e das sombras projetadas pela luz do astro em um ponteiro. Em seguida, farão a correspondência com a hora apontada pelos relógios convencionais usando uma tabela de ajuste para a latitude de Belo Horizonte.

A atividade é voltada para crianças maiores de 8 anos e tem duração prevista de uma hora. Os interessados devem retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Serviço:

Relógio de Sol

Quando: Sábado, 04 de agosto, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

 

O território onde hoje está o Iraque já abrigou uma das civilizações mais importantes da história. Na Antiguidade, ficava ali o Império Babilônico, famoso pela criação do Código de Hamurabi. No próximo domingo, dia 05 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG vai apresentar ao público a história e a cultura desse povo, que acreditava em vários deuses e realizava sacrifícios de animais e oferendas diariamente.

Em Cosmogonia Babilônica, os visitantes vão viajar pela história do antigo império, descobrindo seus grandes feitos e crenças. A atividade começa às 15h e tem classificação livre. Para participar, é preciso retirar uma senha na recepção. A entrada é gratuita.

 

Serviço:

Relógio de Sol

Quando: Sábado, 04 de agosto, às 14h
Classificação: a partir de 08 anos

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH

 

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo