Noite Internacional de Observação da Lua

15 de outubro de 2018 – 17:55

A chamativa bola branca no céu que ilumina nossas noites provavelmente surgiu de uma colisão da Terra com um corpo celeste há cerca de 4,5 bilhões de anos. Misteriosa e fascinante, a Lua é muito estudada pelo ser humano e ganhou um dia dedicado totalmente a ela. O Espaço do Conhecimento UFMG participa dessa programação mundial com observação noturna especial no Terraço Astronômico, sessões no Planetário sobre o tema, oficina e sarau lunático!

Neste ano, a Noite Internacional de Observação da Lua está marcada para 20 de outubro, próximo sábado, quando os dois telescópios do Espaço estarão apontados para o satélite, e o público poderá ver seus detalhes. A partir das 17h30, serão distribuídas 120 senhas gratuitas na recepção. A Observação Noturna começa às 19h.

No mesmo horário, ocorre o Sarau Lunático! Desde os primórdios, nosso reluzente satélite natural é inspiração para músicas, poemas e narrativas. Na atividade, os visitantes são convidados a declamar textos que remetem ao astro. O público pode trazer trechos de obras favoritas ou produções próprias.

No Mundo da Lua

Além da programação à noite, o Espaço também exibe sessões no Planetário durante todo o dia. O público poderá contemplar projeções como A Lua e o Zodíaco, na qual vários fenômenos relacionados ao nosso satélite natural são explicados, como o ciclo lunar e o reconhecimento das constelações por onde ela passa.

E às 14h, a oficina As Fases da Lua ensina os participantes a prever a visibilidade do astro em qualquer dia e horário, descobrir quando ele nasce e se põe, entender suas fases e o porquê da ocorrência de eclipses. Um modelo construído em papel, a luz do Sol e o próprio corpo dos participantes ajudam na compreensão dos fenômenos.

Noite Internacional de Observação da Lua

A data é comemorada em diversos países ao redor do mundo e foi proposta pela NASA Night Sky Network com o intuito de estimular a observação da Lua, abordando suas características básicas, detalhes técnicos e outros fenômenos.

 

 

Serviço:

 

Noite Internacional de Observação da Lua

Quando: Sábado, 20 de outubro

Onde: Espaço do Conhecimento UFMG – Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH.

 

Sessões no Planetário

13h – Terra Dinâmica

15h – Alvorecer da Era Espacial

16h – O Céu de Belo Horizonte

18h – A Lua e o Zodíaco

19h – ABC das Estrelas

20h – Da Terra ao Universo

Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

 

As Fases da Lua

Quando: 14h

Entrada: gratuita

Classificação: a partir de 08 anos

 

Observação Noturna

Quando: 19h

Entrada: gratuita

 

Sarau Lunático

Quando: 19h

Entrada: gratuita

 

 

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo