Férias no Memorial da Vale

28 de dezembro de 2017 – 16:34

Se é férias, tem que ser leve, com opções variadas e gratuitas para toda a família. Pensando assim, o Memorial Minas Gerais Vale – no Circuito Liberdade, abre 2018 com possibilidades que vão de uma tarde celebrando a Folia de Reis e outra no clima do samba, até um dia com a família modelando personagens em argila, ou ainda deixando as crianças numa atividade lúdica enquanto aprecia a gastronomia do Café do Memorial. Em janeiro, o museu recebe artistas e grupos como “Folia dos Santos Reis”, do Aglomerado da Serra; Projeto Seu Vizinho e Batuque Beauvoir comandando o pré-carnaval; performances do artista Xikão Xikão e ainda recital do argentino Rufo Herrera, que estreia sua obra mais recente “Variações Ad Libitum”. A tradicional “Férias Divertidas do Memorial” também está de volta, com oficinas e espetáculos infantis para todas as idades. As atrações são inteiramente gratuitas! O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640 – Funcionários, esquina com Rua Gonçalves Dias.

 

Confira os detalhes:

 

TODO SÁBADO E DOMINGO

Aos fins de semana, o Educativo do Memorial Vale realiza ações de aprendizagem e trocas de experiência, sendo que neste mês de janeiro são propostas quatro atividades: “Geografia da Memória”, em que os visitantes registram num grande mapa, em post-it, suas impressões, experiências, lembranças e afetos de sua passagem por Minas Gerais; “Arte da Palavra”, em que o público é convidado a elaborar narrativas pessoas com base em fragmentos de poemas e citações de escritores mineiros; “Jardim de Histórias”, em que visitantes e personagens do Memorial (fantoches) interagem e trocam ideias e vivências de forma lúdica e criativa; e ainda “Hashtag”, que propõe uma reflexão crítica sobre gestos cada vez mais comuns nas redes sociais, conforme proposta do artista Xikão Xikão dentro da exposição Selfie Service. Ainda aos fins de semana, as famílias podem realizar visitas mediadas em horários específicos: sábados, às 13h, 14h e 15h; e domingos, às 11h, 12h, 13h, 14h e 14h30 (grupos de até 10 pessoas).

 

6 DE JAN | SÁBADO | 15H30

Diversidade Periférica apresenta: Folia de Santos Reis do Aglomerado da Serra

A tradicional Folia de Reis do Memorial Vale abre a programação de janeiro com 20 cantadores do Aglomerado da Serra. Crianças, adultos e idosos da comunidade compõem a Folia de Santos Reis, fundada em 1992 por um grupo de amigos moradores do Aglomerado. Visitantes também serão convidados a cantar pelo museu e visitar o presépio que compõe o acervo – instalado na Sala Celebrações. A festa da Folia de Reis foi tombada pelo IEPHA com patrimônio histórico de Minas Gerais em janeiro deste ano.

 

13 DE JAN | SÁBADO | 16H

Gerais Cultura de Minas apresenta: Batuque Beauvoir

O grupo Batuque Beauvoir, formado em 2016 por cinco mineiras, garante o pré-carnaval do Memorial trazendo grandes vozes do samba no repertório: Dona Ivone Lara, Moacyr Luz, Paulinho da Viola, entre outros. Apresentação sujeita a lotação.

 

13 JAN, SÁB, 17h  | 21 JAN, DOM, 11h

Performances de Xikão Xikão

Outras duas performances do artista mineiro Xikão Xikão devem ilustrar a exposição de sua autoria – “Selfie Service”, nas dependências do museu. No dia 13/1, às 17h, quem passar pelo Jardim do Memorial vai conferir ‘Maskarade’. Já no dia 21/1, às 11h, ‘Nude’ deve despertar a curiosidade do público pelas salas de exposições temporárias e corredores. Tanto a mostra quanto as performances tomam como matéria-prima as imagens presentes nas redes sociais mediadas por computador. Elas são o ponto de partida para discutir as relações sociais e as formas subjetivas com que essas imagens são acionadas por esses dispositivos.

 

20 DE JAN | SÁBADO | 16H

Diversidade Periférica apresenta: Projeto Seu Vizinho

Música como instrumento de arte, cultura, conhecimento e cidadania. Esta é a proposta do Projeto Seu Vizinho: uma evolução do Bloco Seu Vizinho que vai animar o público que passar pelo Memorial Vale. Interessados devem retirar senhas uma hora antes do evento.

 

25 DE JAN | QUINTA | 19H

Contemporâneo apresenta: VAC – Verão Arte Contemporânea | Rufo Herrera e o bandoneón

Dentro da programação do VAC 2018, o Memorial Minas Gerais Vale recebe o compositor e instrumentista argentino Rufo Herrera, que apresenta recital solo revelando o ministério e as diferentes facetas do bandoneón. O repertório inclui obras de J.S. Bach, Astor Piazzolla e do próprio Rufo Herrera. Participação especial dos convidados Otto Hanriot e Francisco Cesar para estreia de sua obra mais recente “Variações Ad Libitum”. Retirada de senhas uma hora antes da apresentação.

 

14 a 31 DE JANEIRO | FÉRIAS DIVERTIDAS NO MEMORIAL 2018

Neste mês de janeiro, metade das atrações do museu são dedicadas à programação de férias. Dentro da proposta, o projeto “Eu, Criança, no Museu” traz duas atrações especiais, além das oficinas realizadas pela equipe de educadores do Memorial Vale. Confira:

Visita com KIT Trilha da Criança: para explorar o Memorial Vale de forma lúdica, peça o KIT da Criança antes de iniciar a visita ao espaço. Ao término, o KIT deve ser devolvido na recepção para que outras crianças também desfrutem da experiência.

14/1, às 11h – Histórias e Brincadeiras, com Rúbia Mesquita

Rúbia descobre, dentro de uma caixa, vários estranhos objetos. Com a ajuda do público, e um toque de ‘faz de conta’, tudo se transforma em divertidas brincadeiras.

21/1, 11h – Sinfonia Para um Homem Só, com Geovanne Sassá

Espetáculo retrata, de forma bem humorada, a identidade sonora do artista popular. Dá enfoque ao artista de rua, que usa várias habilidades para encantar seu público. O resultado é uma mistura de circo, dança e muita percussão.

 

OFICINAS | Inscrições prévias e gratuitas pelo 31 3343-7317

 

16 e 23/1, 13h às 16h – Teatro de Sombras

Faixa etária: 7 a 10 anos (duração: um dia)

Crianças serão convidadas a criar personagens e roteiro de uma história, que será apresentada no palco da Sala Casa da Ópera.

 

16 e 24/1, 13h às 15h – Desenho da figura humana

Faixa etária: A partir de 8 anos (duração: um dia)

Serão apresentadas medidas que irão servir de orientação a iniciação no desenho de figuras humanas, tanto de rosto quanto de corpo. Serão criados personagens com foco na representação de expressões e traços de personalidades.

 

17 e 24/1, 13h às 15h – Caça ao tesouro no Memorial

Faixa etária: 9 a 11 anos (duração: um dia)

Mapa, pistas, atalhos e organização coletiva serão necessários para experimentar essa aventura pelo museu. Ao passar pelas dependências do Memorial Vale, as surpresas, trilhas e cavernas das Minas Gerais irão levar as crianças ao esperado tesouro.

 

17 a 19/1, 13h30 às 16h – Modelando Ideias

Faixa etária: 10 a 14 anos

Durante três dias, a turma irá criar e modelar personagens em esculturas de argila. No encontro serão abordadas questões sobre a construção criativa do imaginário.

 

18 e 30/1, 13h às 16h – Iniciação às técnicas de encadernação

Faixa etária: A partir de 14 anos (duração: um dia)

Participantes serão convidados a criar blocos de anotações, em formato de chaveiros, com pedaços de papel que seriam descartados. Além de abordar questões relativas ao reaproveitamento de recursos, as técnicas poderão ser aplicadas na criação de cadernos e livros personalizados, de diferentes formatos e tamanhos.

 

19 e 26/1, 13h às 15h – Encontro Precioso: bonecas de Abayomi

Faixa etária: A partir de 12 anos (duração: um dia)

Abayomi, um termo em Iorubá que significa ‘Encontro Precioso’, é também o nome dado a bonecas feitas com pequenos retalhos e que serão criadas por quem participar desta oficina. O brinquedo é também símbolo de proteção e resistência, já que escravas as confeccionavam aos seus filhos como forma de reforçar sua identidade e etnia durante as viagens da África ao Brasil.

 

25 e 31/1, 14h às 16h – Vozes aqui, gestos acolá

Faixa etária: 0 a 6 anos (duração: um dia)

Durante tour pelo museu, as crianças serão estimuladas a repensar o espaço explorando as possibilidades dos sons e dos gestos, desde aqueles já presentes no Memorial até suas próprias vozes e movimentos.

 

25 e 26/1, 14h às 16h30 – Quebrando tudo: bateria para garotas!

Faixa etária: 8 a 12 anos

Meninas terão contato com a bateria e irão conhecer um pouco sobre a história e os sons deste instrumento. Serão aplicadas noções básicas de ritmos, de forma lúdica e simplificada, além de conversas sobre a presença das mulheres na música.

 

EXPOSIÇÕES ___________________________________________________________________

 

ATÉ 21 DE JAN / 2018 | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Edital Jovens Artistas Mineiros apresenta: “Selfie Service”, de Xikão Xikão

As obras de Xikão Xikão tomam como matéria prima as imagens presentes nas redes sociais mediadas por computador, assim como as relações sociais e as formas subjetivas que são acionadas por esses dispositivos. As formas imagéticas que o artista constrói tomam esse ambiente com vigorosa dose crítica e ironia revelando imagens e modos de ser que reproduzimos com frequência e que alteram as formas de interação na vida cotidiana. “Selfie Service” é a terceira exposição de uma série de quatro que integram do Ciclo Jovens Artistas Mineiros selecionados pelo Edital do Memorial Minas Gerais Vale/2017.

 

PRORROGADA ATÉ 22/FEV | HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DO MUSEU

Exposição “Retratistas do Morros” – Curadoria de Guilherme Cunha e Bruno Vilela

A mostra apresenta imagens históricas, raras e inéditas produzidas por fotógrafos retratistas tradicionais que trabalham desde 1970 registrando o cotidiano do Aglomerado da Serra. O trabalho constrói, coletivamente, o registro sobre a dinâmica de formação da identidade cultural dessa população. As fotos expostas são de autoria do Sr. João Mendes, um dos fotógrafos mais antigos do morro que, desde os 12 anos de idade, trabalha com o ofício da fotografia; e do Sr. Afonso Pimenta, que guarda um acervo de imagens dos moradores das diferentes comunidades do Aglomerado desde 1981. Cada um desses fotógrafos, com suas características e particularidades, apresenta uma visão única da realidade que os cerca.

 

SERVIÇO

Programação de JANEIRO do Memorial Minas Gerais Vale

Horário: Conforme programação

ENTRADA GRATUITA

 

MEMORIAL MINAS GERAIS VALE

Endereço: Praça da Liberdade, 640, esq. Gonçalves Dias

Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até 18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até 22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até 16h.

http://www.memorialvale.com.br

 

Tag: ,

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo