Documentos para viajar com crianças

2 de janeiro de 2019 – 1:25

É tempo de férias e na hora de separar os documentos para a tão sonhada viagem com os filhos sempre bate a dúvida do que realmente é necessário levar. Então separei aqui algumas informações importantes pra você se preparar e não passar apertado na hora do embarque.

 

VIAGENS DE ÔNIBUS:

 

Para viajar de onibus dentro do Brasil e para fora em países como Argentina, Uruguai, etc, se a crainça estiver acompanhada de, pelo menos um dos pais ou avós, é preciso apenas portar a certidão de nascimento dos menores de 12 anos ou a carteira de identidade deles.

 

Obs: Os avós podem viajar com as crianças sem precisar de um documento de autorização dos pais desde que o nome deles esteja escrito na certidão de nascimento do menor.

 

Se a criança menor de 12 anos for viajar acompanhada de tios, primos ou outro responsável , é necessário uma autorização de viagem assinada pelos dois pais e registrada em cartório. Sem essa autorização o embarque não é permitido. Além disso, é necessário também a certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança.

 

Crianças maiores de 12 anos podem viajar de ônibus pelo Brasil sem documento de autorização, portando apenas o de identidade. Já para viagens internacioanis de onibus, sozinhas ou acomoanhadas de um responsável que não seja os pais, crianças entre 12 e 18 anos devem portar um documento de autorização registardo em cartório e assiando pelos dois pais além da identidade.

 

Todos os documentos devem ser originais.

 

VIAGEM DE AVIÃO

Para viajar pelo Brasil ou Mercosul acompanhado de, pelo menos, um dos pais, a criança precisa portar a certidão de nascimento ou documento de identidade em boas condições emitida a menos de 10 anos. Já em viagens internacionais a Certidão de Nascimento não é aceita e o embarque pode ser feito com carteira de identidade, quando a viagem for para paises do Mercosul ou que possuam acordos de viagem com o Brasil, para os demais destinos é necessário um passaporte válido, com data de vencimento anterior a 3 meses da data de inicio da viagem

Para voos nacionais, se a criança for viajar com os pais ou parentes até terceiro grau, é necessária a apresentação de RG ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada, assim como os documentos dos responsáveis comprovando parentesco ou autorização dos pais em duas vias autenticadas, expressando o período da viagem.

Para voos internacionais, o RG ou Certidão de Nascimento deve ser original. Em caso de viagem com apenas um dos pais ou com parentes, é exigida uma autorização assinada e autenticada em cartório dos pais faltantes, em duas vias. Os documentos são válidos pelo período determinado na autorização.

 

Detalhe importante:

  • Não esqueça de verificar a necessidade  de vistos para o local de destino e se, caso seu voo faça escala, se o pais de escalha exija um visto de transito como é o caso dos Estados Unidos e Canadá.

 

Boa Viagem!

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo