#CRIANÇA no Centro Cultural UFMG

21 de outubro de 2017 – 2:15

A peça #Criança, do ator e pesquisador Gabriel Castro Cavalcante com dramaturgia e co-direção de Juarez Guimarães Dias, em processo de criação, celebra o mês das crianças com seminários e oficina sobre “Infância, Identidade e Poética” com a participação de convidados especialistas e destinados a pais, mães, adultos, crianças e educadores. Com programação gratuita, as atividades serão realizadas nos sábados 21 e 28 de outubro, das 9h30 às 12h30, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174, Centro) e integram a residência artística do projeto no programa “Cena Aberta”. A proposta é compartilhar reflexões e experiências do processo de criação da peça, que terá um formato misto de teatro, jogo e festa e fortalecer discussões sobre os temas.

No sábado 21/10, o seminário versa sobre “Infância e Identidade” com os Professores Doutores Carlos Mendonça (Comunicação) e Cristiane de Freitas Cunha (Medicina), ambos da UFMG. No sábado seguinte, 28/10, os adultos podem e devem levar suas crianças para participarem da oficina “Trash passeio completo” de Guilherme Morais para construção de figurinos a partir de materiais descartáveis e recicláveis, enquanto participam do seminário “Infância e Poética” com os artistas e professores Eugênio Tadeu (EBA/ UFMG) e Gislayne Avelar Matos (Contadora de Histórias).
Link para inscrição da oficina “Trash passeio completo”:
https://goo.gl/forms/nJiZbOgvkoadEb2Y2

A peça #Criança, com estreia agendada para 2018, tem como propósito investigar novos modos de pensar atrações artísticas e culturais para crianças do século XXI, que já pertencem à geração Alpha (ou M de Mobile), buscando inseri-las não apenas como espectadoras, mas como participantes e co-criadoras. A peça, que apresenta uma estrutura de teatro, jogo e festa, tem como tema principal as relações entre infância, identidade e brincadeira, destinada a crianças de 4 a 7 anos, seus pais, familiares e adultos. A pesquisa parte das linguagens da performance e da narrativa, por meio de materiais diversos como jogos, brincadeiras, biografias, memórias, músicas, objetos e referências bibliográficas, iconográficas e videográficas. O projeto é uma realização de Mutanti – Pesquisa e Criação e conta com o apoio do Centro Cultural UFMG, Teatro 171 e Núcleo de Estudos em Estéticas do Performático e Experiência Comunicacional (FAFICH/ UFMG).

PROGRAMAÇÃO

21 DE OUTUBRO | SÁBADO
9h30 – Recepção dos participantes
10h – Criação em Processo: Peça, Jogo e Festa
Participantes: Gabriel Castro Cavalcante (Ator e Produtor) e Juarez Guimarães Dias (Dramaturgo e Co-diretor)
10h30 – Seminário “Infância e Identidade”
Convidados: Prof. Dr. Carlos Mendonça (Comunicação/ UFMG) e Profª. Drª. Cristiane de Freitas Cunha (Medicina/ UFMG)
12h – Debate e conversa com o público
12h30 – Encerramento

28 DE OUTUBRO | SÁBADO

9h30 – Recepção do público e inscrição para Oficina
10h – Oficina “Trash passeio completo”: construção de figurinos com crianças a partir de materiais descartáveis e recicláveis com Guilherme Morais (This is Not – Plataforma)
Público: crianças de 6 a 8 anos | 15 vagas
10h – Seminário “Infância e Poética”
Convidados: Prof. Dr. Eugênio Tadeu (EBA/ UFMG, Duo Rodapião) e Gislayne Avelar Matos (Contadora de Histórias)
12h – Debate e conversa com o público
12h30 – Encerramento e Desfile da Oficina “Trash Passeio Completo”

Link para inscrição da oficina “Trash passeio completo”:
https://goo.gl/forms/nJiZbOgvkoadEb2Y2

Centro Cultural UFMG
Av. Santos Dumont, 174 | Centro | Belo Horizonte | MG
(31)3409-8290 | https://www.facebook.com/centroculturalufmg

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo