CCBB tem atividades para as crianças no mês de março

9 de março de 2018 – 18:05

Com propostas voltadas para o público infantil, o Programa CCBB Educativo prepara diversas atividades para as crianças e toda a família durante o mês de março. Além das ações para o público em geral, como visitas mediadas e teatralizadas, o Educativo ainda oferece opções específicas aos pequenos visitantes.

“Em nossas pesquisas, percebemos o quanto é importante ter programas direcionados ao público infantil, pensando a criança dentro do museu. Por isso, depois de muitos estudos, chegamos nesta proposta”, explica Maria Emília, coordenadora do programa Educativo do CCBB- BH.

Quando uma exposição entra em cartaz no museu, a equipe do Educativo estuda formas de oferecer ações criativas que dialoguem com a mostra vigente. Durante o mês de março, todas as atividades do programa conversam com o “FILE – Festival Internacional da Linguagem Eletrônica”.

Na ação “Pequenas mãos”, as crianças interagem com uma estrutura parecida com um teatro italiano na qual, com base num plano de fundo, elas são convidadas a criarem o seu próprio ambiente virtual, tudo de maneira divertida e criativa. Já em “Cantos e contos”, os educadores utilizam de fantasias e adereços para contar histórias sobre tecnologia e o obsoleto, o lúdico e a memória da materialidade das coisas e ambientes artificiais. Além disso, existe um programa de visitas mediadas à exposição atual com uma versão específica para o público infantil, que devem ser agendadas previamente.

 

 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO –  CCBB EDUCATIVO

Visitas Mediadas

Seg, qua, qui, sex, sáb e dom – 11h, 17h

Deseja ter uma experiência mais completa na exposição FILE – a arte eletrônica na época disruptiva? Nossos educadores te acompanham em uma visita às galerias propondo reflexões e experiências através de um diálogo sobre as obras.

 

Visitas Teatralizadas

Qui, sáb e dom- 18h

Através de uma divertida viagem no tempo, personagens históricos realizam uma visita pelo prédio do CCBB compartilhando curiosidades sobre sua fundação, arquitetura e a memória de Belo Horizonte.

 

Em Cantos e Contos

Sáb e dom – 14h e 16h

Para a exposição FILE – a arte eletrônica na época disruptiva o Educativo selecionou histórias que trazem os temas da tecnologia e do obsoleto, do lúdico e da memória da materialidade das coisas e ambientes artificiais.

 

Espaço Sensorial – Simulacro

Seg, qui, sex – 14h às 18h

Qua – 17h às 20h

Sáb e dom – 14h às 20h (exceto 15h)

O Espaço Sensorial é uma proposta de ação educativa acessível para público. A partir dos conteúdos apresentados pela exposição, nossa equipe cria e constrói um ambiente que passa pelas experiências visuais, táteis, sonoras, do movimento e materiais, despertando para outras e novas percepções. Simulacro: um ambiente imersivo que propõe uma reflexão acerca de nossa relação com a tecnologia e a internet, a vida no mundo contemporâneo e suas novas linguagens tecnológicas.

 

Laboratório de Artes Visuais – Tudo começa num pixel

Sáb e dom – 17h

O pixel é o ponto partida para a construção de imagens que possam trazer discussões que se conectem com a exposição. Para construir uma imagem o visitante receberá uma espécie de manual com as orientações de cada pixel. Ele não saberá qual é a imagem final que estará montando. Várias pessoas podem fazer ao mesmo tempo a mesma imagem.

 

Pequenas Mãos

Sáb e dom- 11h e 15h

Elaborada especialmente para crianças entre 03 e 06 anos, a ação educativa Pequenas Mãos acompanha os primeiros passos dos pequenos visitantes em uma exposição, transformando a experiência de estar no museu em um momento divertido e de aprendizagem. Em File: propor a criação de espaços artificiais interativos que dialogam com as obras presentes na exposição.

 

Ações acessíveis em Libras:

Em Cantos e Contos em Libras – Dom às 14h e 16h

Librário – Dom às 15h

Visita Teatralizada em Libras – Sex às 18h

Visitas mediadas em Libras – Dom às 17h.

 

SERVIÇO

Programa CCBB Educativo

Atividades Março/18

Endereço: Praça da Liberdade, 450 – Funcionários

Informações: (31) 3431-9440 / 3431-9441 / agendamentoccbb.bh@gmail.com

– As atividades tem duração média de 45 minutos.

– Crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis.

– É possível agendar visitar em grupos, durante a semana.

Tag:

Publicado por

Mãe do Miguel, idealizadora do BH for Kids e integrante da plataforma materna BeagáMães.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Design by Jean Gontijo